quarta-feira, 20 de junho de 2018

A IDEAÇÃO COM O DOSSIÊ BERGSON


Por Anderson L. Souza

O conhecimento e a aprendizagem talvez sejam a base para o desenvolvimento humano. E a leitura parece ser um dos meios mais fáceis e prazerosos para se conhecer, aprender e desenvolver a si próprio e o meio em que vivemos. Por isso não poderia deixar de sinalizar sobre a publicação de um material que só tem a contribuir com o crescimento intelectual de todos.

O filósofo francês Henri Bergson é o foco da atual edição da Revista Ideação (N. 37, Janeiro/Junho 2018). Organizado pela Prof.ª Dr.ª Geovana da Paz Monteiro, o Dossiê Henri Bergson traz uma seleção de textos compostos por pesquisadores que apresentam distintas áreas do conhecimento em diálogo com os diversos temas que compõem o pensamento bergsoniano.

Entre eles estão algumas personas que conheci em meu discreto e extra-oficial contato com o mundo filosófico, como é o caso da Prof.ª Dr.ª Débora Cristina Morato Pinto, importante nome na filosofia do Brasil. Da Universidade de Coimbra, o Prof. Dr. Luís António Umbelino. O querido Prof. Dr. Gilfranco Lucena dos Santos, antes parte do corpo docente do Centro de Formação de Professores da UFRB e agora na UFPB. E da própria Prof.ª Dr.ª Geovana da Paz Monteiro que coordena, apresenta e também reflete sobre uma das obras de Bergson. Há outras interessantes contribuições tais como as do Prof. Dr. Pablo Enrique Abraham Zunino, Prof. Dr. Fernando Meireles Monegalha Henriques, Prof. Me. Adeílson Lobato Vilhena, mestrando Yves Marcel de Oliveira São Paulo, Prof. Me. Paulo Deimison Brito dos Santos, Prof.ª Dr.ª Tatiana Cristina dos Santos de Araújo.

Ainda sobre a perspectiva das ideias do filósofo francês, duas traduções são publicadas neste dossiê. A primeira, elaborada pelo Prof. Me. José Paulo Maldonado de Souza (UFPB/BR), traz uma entrevista concedida por Bergson em 1914 ao Le Journal, de Paris, e a segunda desenvolvida por Yasmin Haddad, do livro “Do Hábito”, do mestre e influenciador filosófico de Bergson, Félix Ravaisson.

Com um conselho editorial de peso (nacional e internacional) e um comitê editorial competente, a revista Ideação tem o Prof. Dr. Laurenio Leite Sombra a frente das publicações como editor-chefe.Aconceituada revista, que está vinculadaao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia (NEF) / Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), semestralmente nos apresenta conteúdos de relevância filosófica de modo gratuito. Infelizmente, devido à crise orçamentária, já notória em todo país, desta vez, não se encontra disponível o formato impresso, limitando-seapenas à versão on-line.

Eis aqui uma ótima oportunidade de conhecer e se aprofundar no pensamento desse filósofo que contribui para um fluido conhecimento da história da filosofia e das ciências, desembocando então em algo mais amplo, como um possível entendimento sobre a duração, ponto culminante de toda sua filosofia.

Nenhum comentário: