quarta-feira, 2 de novembro de 2011

TURISMO FILOSÓFICO EM PORTO ALEGRE
Por Anderson Souza



Semana passada tive a oportunidade de visitar e conhecer a cidade de Porto Alegre, acompanhando minha esposa no I Encontro de Pesquisa em Filosofia do Programa de Pós Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS). O evento coordenado pelos professores Dr. Alfredo Carlos Storck, Dr. Eros Moreira de Carvalho, Dr. Jônadas Techio e Dra. Priscilla Tesch Spinelli, fazia parte da comemoração dos 30 anos do PPGFIL.

Vencedora do Prêmio ANPOF 2010 (biênio 2008-2009) de melhor dissertação, Geovana Monteiro (UFBA) foi convidada para a conferência de encerramento. Fomos recebidos pela simpaticíssima Prof.ª Priscilla, com quem estivemos mais próximos durante todo o encontro, e logo apresentados aos demais professores e alunos da instituição. Semelhante hospitalidade só havia percebido no Rio de Janeiro, por isso fiquei contente com a forma gentil com que nos trataram e acolheram.

Como só chegamos a POA na segunda à noite, perdemos a conferência de abertura, no dia 24, com a Prof. Dra. Andréa Loparic, infelizmente. Mas, durante a semana acompanhamos diversas apresentações. Particularmente, destacaria as falas de Diego Fragoso Pereira (Uma interpretação não-ontológica do argumento de Proslogion 2), Gilfranco Lucena dos Santos (Temporalidade e Imprevisibilidade: Heidegger entre a concepção grega e a experiência cristã do tempo), Viviane Magalhães Pereira (Dilthey e o conceito de vida: por uma delimitação do objeto das ciências do espírito), Josiana Hadlich (A percepção originária como fundante do conhecimento em Merleau-Ponty), Everton Puhl Maciel (John Stuart Mill: uma teoria da justiça utilitária), sem desmerecer os outros participantes. Sim, o nosso amigo, o Prof. Gilfranco Lucena, também estava lá e foi bastante elogiado com seu trabalho.

Na quinta-feira, tiramos o dia para visitarmos Gramado e Canela cidades próximas a Porto Alegre e cartões postais do estado. Lugares muito bonitos e agradáveis de estar. E como todo bom turista, tiramos fotos, compramos chocolates, vinhos e outras lembranças do local. Foi uma pena não termos mais tempo para conhecermos e desfrutarmos daquele lugar cativante.

Voltando para as atividades do PPGFIL, percebi que o único momento desagradável do evento foi a desistência desavisada de muitos palestrantes, porém tudo facilmente contornado por seus organizadores. Prova disso, eram salas com um bom público, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Geovana confirmou o mérito do seu prêmio, com a apresentação de sua dissertação coesa e bem fundamentada, gerando assim debates intensos e relevantes, o que também lhe rendeu elogios vários. Personalidades e colaboradores da área filosófica estavam presentes, como Lia Levy, Gerson Luiz Louzado, André Nilo Klaudat, Raphael Zillig, Silvia Altmann, e Inara Zanuzzi, contribuindo diretamente com o acontecimento.

Ao final da última noite nos reunimos, organizadores, professores, alunos, convidados e acompanhantes (aqui sou eu mesmo) para um jantar de confraternização no renomado restaurante italiano Copacabana (na verdade, alguns vi apenas neste derradeiro momento. Mas, quem iria perder). Comemos e brindarmos o sucesso deste primeiro de muitos outros excelentes encontros que estão por vir.

Nenhum comentário: