terça-feira, 13 de outubro de 2020

“O ARTISTA E A AMPULHETA”

 
Por Anderson L. Souza

Em 2014, compus uma música em homenagem ao meu amigo (que coincidentemente era meu sogro e, cordialmente, chamava de “meu tio”), o artista plástico Paulo Roberto Nogueira Monteiro, seis meses após seu falecimento.

Constantemente tocava a canção em casa no violão, mas ainda não havia feito qualquer registro da peça musical. Recentemente, tive a oportunidade de apresentar parte de esboços da obra dele na Exposição Virtual Arte em Devir, atração contida no II Encontro Internacional de Estética, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética – GEPE (CFP/UFRB), o que me motivou a gravar a música e complementar o material da página reservada a ele.

Dessa vez, convidei os amigos Kaká Bass e seu irmão, João Neto, músicos competentes e bastante conhecidos na cena local, para fazerem algumas linhas de baixo e piano, respectivamente. Com essas produções coletivas que tenho feito, faz um tempo, percebo que outros músicos da cidade têm se motivado a fazer o mesmo. Já estão começando a ter uma ação musical mais efetiva, se unindo em parcerias e apresentando conteúdos de qualidade.

Para fazer o vocal comigo, contei com a gentileza da cantora e musicista Camila Carvalho que, direto de Salvador, fez sua parte e me encaminhou por e-mail. Finalizei o resultado da gravação com um vídeo simples para ajudar na divulgação, do qual, infelizmente, Camila não pôde participar. Mas a quem sou muito grato, assim como a Carlos e Neto, por aceitar o meu chamado para consolidar uma música tão significativa pra mim, com tanto empenho e habilidade.

Bom, é possível conhecer o material exposto de Paulo clicando no link ao lado (https://sites.google.com/ufrb.edu.br/expovirtual/artistas/paulo-monteiro) e conferir nossa performance de “O Artista e a Ampulheta” logo abaixo. 

Nenhum comentário: