quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VINCENT, DE TIM BURTON
Por Geovana Monteiro

Não há como não se encantar pela imagética sombria, porém divertidíssima, do cineasta norte-americano Tim Burton. Mesmo aqueles mais avessos à temática noir não poderiam passar ilesos ao mundo imaginário de Burton.

E para quem ainda não associou a genialidade à pessoa, com certeza lembrará de dois clássicos da sessão da tarde: Os fantasmas se divertem (1988) e Edward, mãos de tesoura (1990). Entre os filmes menos conhecidos, mas não menos brilhantes, estão o musical Swenney Todd, o barbeiro demoníaco da rua fleet (2007), um dos meus favoritos, e o emocionante Peixe Grande e suas histórias maravilhosas (2003). Mas, pra quem ainda não se sintonizou, é de Tim Burton os remakes de A fantástica fábrica de chocolates (2005) e Alice no país das maravilhas (2010). Fato curioso é que quase todos esses filmes que citei tem como protagonista o ator Johnny Depp, pupilo de Tim, excêntrico e brilhante como ele!

A história de Vincent (1982), primeiro curta de animação realizado pelo diretor no início de sua carreira, soa muito próxima a do próprio Tim, que descreve sua infância como a de um garoto imaginativo e solitário, fã de Edgar Alan Poe e de filmes de terror B. Não é por acaso também que seu anti-herói se chama Vincent, uma homenagem ao lendário ator norte-americano Vincent Price, que é também o narrador do filme. Para quem não se recorda de Price no cinema, com certeza lembrará da sua gargalhada horripilante no final da música Thriller, de Michael Jackson.

Esses são apenas exemplos da fantástica obra cinematográfica de Tim Burton. Além de filmes ele também produz artes plásticas que podem ser visitadas na sua galeria virtual www.timburton.com (vale à pena conferir, é sensacional!).

2 comentários:

Laura Juliana disse...

Muito bom!!! Assim como os filmes citados, que assisti muito na sessão da tarde. Envolvente em seu enredo, narrativa e o preto e branco que sutilmente da vida ao intrigante mundo imaginário de Vincent!!
Parabéns pelo blog!!Gosto muito das temáticas abordadas!!
Valeu!!

Gilfranco Lucena dos Santos disse...

É lindo,
confesso que não sei ainda interpretar... todo poético , em rima... Carrega as ilusões e fantasias adolescentes que carregamos...
É muito bonito!
Vou ver mais e comentar mais!!
Abraço aos meus amigos Nãna e Nãno!
Gil.