sábado, 26 de fevereiro de 2011

"POLÍCIA PARA QUEM PRECISA"
Por Led Beslard



Ontem assisti a um show com Max Cavalera à frente da sua efetiva e próspera banda Soulfly. O DVD bônus é parte integrante da edição especial do álbum Omem, último lançado pelo grupo. Gravado no With Full Force Festival, em julho de 2009, na Alemanha, o repertório passa pelos seis discos anteriores da banda. Além de músicas de outras bandas que Max fez e faz parte, como Sepultura e Cavalera Conspiracy, respectivamente. Esta última traz de volta os irmãos Cavalera juntos em ação depois de quase 10 anos sem se falar. Só faltou uma para marcar o Nailbomb, um outro projeto de Max.

O show é muito bom. Sou suspeito de falar sobre a banda, pois acompanho a trajetória musical de Max desde os primeiros discos com o Sepultura e admiro bastante seu trabalho em todas as bandas que tocou. Mas, tietagem à parte, uma música que me chamou atenção foi "Polícia", dos Titãs. Com alguns palavrões alterando parte da letra, que é cantada em português mesmo, fiquei surpreso em saber que Max ainda toca essa música. Ela foi regravada no disco Chaos A.D. com Max ainda no Sepultura.

Coincidentemente, semanas atrás, um grande grupo composto por estudantes, professores, comerciantes e outras pessoas da comunidade de Amargosa saíram às ruas reivindicando por segurança, ou seja, pedindo por reforço policial. Atualmente, a cidade sofre com inúmeros roubos e assaltos a qualquer indivíduo, em qualquer lugar, a qualquer hora, sem qualquer pudor.

Apesar de a manifestação ter sido ordenada e muitas solicitações serem coerentes com a situação do município, alguns pedidos, como o combate às drogas, soaram um tanto hipócritas. Conheço pessoas que estavam ali que agradeceriam por terem a oportunidade de beber, fumar ou cheirar o que aparecesse no momento. Mas, o importante é que o povo se uniu e o recado foi dado. Agora é só esperar e ver se o resultado será satisfatório.

Mês que vem minha nova banda, Mandinga Delivery, fará sua primeira apresentação no Café & Cultura. Não deixarei passar a oportunidade para fazer minha manifestação pessoal e cantar uma nova versão para a composição de Tony Bellotto: Polícia para quem precisa. Polícia, Amargosa precisa de polícia… Só espero que o problema não piore. Afinal, está cada vez mais difícil saber a quem, de fato, devemos temer.

Nenhum comentário: