COINCIDÊNCIA OU PLÁGIO?
Por Led Beslard
Em 1999, acompanhei o surgimento e o desenvolvimento de uma banda de punk rock soteropolitana chamada Alienígena. Composta em sua maioria por garotas, Céu (vocal), Tina (baixo) e Géo (guitarra), tinha Amendoim (bateria) como único garoto do grupo. Em pouco tempo de existência, conquistaram um público cativo que não perdia as apresentações da banda, costumeiramente, no Ex-passo Cultural – Pelourinho. Claro que muitos marmanjos iam, também, para ficar de olhos nas meninas.
Além do relacionamento familiar, já que Géo era minha namorada na época (e agora esposa), e Amendoim é meu irmão, de certa maneira, eu produzia a banda: marcava ensaios, agendava shows, preparava o palco, tirava fotos e até compunha músicas para o repertório do pessoal. Dentre algumas canções executadas em todos os eventos estava “Desculpe-me”, que fiz para Géo. Melodia simples, porém marcante, trazia na letra, o óbvio, pedido de desculpas para quem havia sofrido com as atitudes do outro. Recordo-me de termos gravado uma fita cassete num dos ensaios. Esse material ficou com a prima da vocalista e, ao que parece, acabou desaparecendo. E tudo isso há exatos 10 anos atrás.
No final do ano passado, um amigo me passou uma compilação de bandas que ela havia baixado da internet. E esta mídia continha o álbum “Carne”, de 2007, da banda Mukeka di Rato. Já ouvira falar da banda, mas, até então, nunca desfrutado de um disco da banda. Fiquei chocado ao rodar a faixa 5, “Produtos Químicos Eletrodomésticos”. A melodia da música é muito parecida com a minha “Desculpe-me”. O pior é que estava pensando em gravar esta música, além das outras, como recordação material e, quem sabe, dispor ao público. Mas, agora, com a semelhança entre as músicas, sendo uma delas de uma banda significativamente conhecida no país, seria eu acusado de plagiador? Infelizmente, não teria com provar minha inocência, ou, melhor ainda, não teria como acusá-los, pois, a única prova de que dispunha da composição sumiu.
Procurarei as meninas e tentarei localizar essa fita, pelo menos, para provar o que digo agora. Mas, outra coincidência, se é que posso dizer isso, está na foto da banda acima. A guitarrista veste uma blusa com o nome “carne”, visivelmente, estampado. E este nome é o mesmo usado como título do disco dos caras. Há uma probabilidade, ainda que remota, de que, pelo menos, um membro da banda tenha assistido ao show. Isso confirmaria tamanha inspiração musical, afinal o mundo é tão pequeno. Quem sabe a fita não passou pelas mãos deles? Mas, isso são apenas suposições.
Atualmente, tivemos os casos das bandas NXZero e Coldplay, acusadas de plágio. Nos dois escândalos, os acusados negam o crime. Mas, não se espante com o fato, pois casos como esses são mais comuns do que parecem. Rod Stewart, Fagner, Britney Spears, Tribalistas, É o Tchan, e até (quem diria!?) Tom Jobim e o “rei” Roberto Carlos, também foram acusados de clonar músicas alheias.
Os critérios divergem na hora de se classificar um plágio: em alguns casos bastam apenas 3 notas seqüenciais iguais, em outros o correspondente a 8 compassos. Na verdade, quem identifica a cópia da sua obra e se sente lesado por outrem é o autor. Infelizmente, é o que sinto agora.
2 comentários:
Acredito em vc! Qualquer semelhança pode não ser mera coincidência! Conheço muitos casos de roubos de composições, mas, normalmente, os que são lesados nada pode fazer, pois não tem os registros... Uma pena.
Acompenhei muitos shows da Alienígenas, mas não tenho lembranças da música... caso vc encontre a fita, divulga mesmo! Ao menos restará a dúvida na cabeça dos que não te conhecem!
kkkkkk Legal isso, mas não viaja tanto. É uma boa teoria da conspiração o fato do nome do CD ser "carne" e a muleca está com uma camisa de mesmo nome, bem legal até, mas casos como esse de coinciência acontecem, principalmente com bandas de punk/hardcore que os riffs são parecidos.
Alguns casos como o do CPM 22, que na música "O mundo da voltas" chupam descaradamente Millencolin, tem o caso da Contenda que tem uma música que é toda "Lâmina da Faca" do I Shot Cyrus, tem uma música do Exel, que é na cara durissíma uma do Metallica, mas tipo a galera nesse meio acaba não ligando muito pra isso, por isso, grave suas músicas de recordação que acho que o Mozine não vai te processar por plágio.
Abraços!
Postar um comentário