terça-feira, 27 de janeiro de 2009

REPRISE, REPLAY, REPETECO... DE NOVO!?
Por Anderson Souza


thexic.wordpress.com

Nesta quarta-feira começa a maratona de 4 dias de música na 11ª edição do Festival de Verão Salvador. O espaço do Parque de Exposições será dividido entre palco principal e alternativos com mais de 100 atrações. Este ano, com o slogan da mistura, o evento promete agradar gregos e troianos.

Apesar da interessante idéia de misturar ritmos diversos, vejo algumas dissonâncias nas escolhas feitas para determinados dias. Mas, tudo bem! Isso é um evento para ganhar dinheiro, não para fazer a vontade da plebe. Sem contar que a produção do festival insiste em repetir suas atrações, salvo pequenas exceções. O pior é que muitas dessas repetições estarão à disposição de todos, semanas depois, de graça, na avenida, pois já será carnaval. Melhor que misturar gostos musicais, acredito, é renovar esse cast manjado e ultrapassado de todos os anos (Chiclete com Banana, Daniela Mercury, Asa de Águia, Capital Inicial, O Rappa, Jammil e Jota Quest, Eva).

Entre as novidades de 2009 está a redução das apresentações por noite, que antes chegavam a 8 e agora serão apenas 5. Com isto, os artistas terão mais tempo para executar suas músicas. Haverá também duas noites de encontros, a do samba e a do forró. Sem dúvida os palcos alternativos estão bem melhor abastecidos de atrações interessantes que o palco principal. Contudo, o que mais tem causado euforia no público é a atração internacional do grande palco, a cantora canadense Alanis Morissette, que, cá pra nós, é a salvação dessa mesmice instalada.

Particularmente, acho que a permanência da cantora Ivete Sangalo é correta. Ela é a única artista que participa do festival desde seu início. Não seria justo, neste momento, pôr fim à unanimidade da cantora que tem representado positivamente a música baiana, com profissionalismo, independentemente do estilo que desenvolve.


Divirtam-se!

Nenhum comentário: