segunda-feira, 13 de julho de 2020

MUSÍCA POP DE PROTESTO ROCK



Por Led Beslard

Durante uma conversa sobre o rumo do Brasil, após o golpe de 2016, nasceu a música “Futuro Presente”, composição feita por mim em parceria com o músico Tony Sales. Na ocasião, estávamos no estúdio e enquanto o diálogo se dava, fui dedilhando uns acordes e liberando umas frases, logo complementadas por Tony. Foi um processo muito espontâneo e rápido. Apesar de termos tido condições de iniciar o registro sonoro, até mesmo com o celular, nos contentamos em anotar tudo apenas com caneta em papel. Demos a canção por finalizada, guardei o rascunho e partimos para outros assuntos.

O tempo passou, mas a indignação evidenciada na conversa permanecia. De lá pra cá o Brasil veio descendo a ladeira, como cantava Morais Moreira e os Novos Baianos, sem freio e em velocidade máxima. Injustiças, fake news, autoritarismo, degradação ambiental, crise econômica, corrupção, assassinatos, fanatismo político e religioso, intolerância, racismo, feminicídio, ideologização da educação, polarização social, tudo isso passou a ser norma. Com a chegada da Covid-19, o descaso e as irresponsabilidades governamentais na área da saúde mostraram-se chocantes. Ou seja, o Brasil está nas mãos de um genocida, idólatra dos EUA, que flerta com o fascismo e ameaça a militarização institucional completa.

Fui rever a música engavetada e percebi que quase previmos o futuro em nosso rascunho musical sobre as possibilidades de um porvir que nos aguardava. Mas, o futuro já estava diante de nós. As coisas foram e estão acontecendo de imediato, nada ficou para tempos distantes. Senti então a necessidade de expressar meu repúdio contra todas essas atrocidades e iniciei o processo para apresentar esse material inédito (em termos de trabalho artístico, pois a realidade que vivemos dispensa legendas) como um manifesto. Chamei Tony, que é percussionista, para iniciarmos a gravação da música. Mas, ele estava muito ocupado com outras atividades e não teve como participar do projeto.

Comecei gravando umas guitarras, o baixo e testando alguns ritmos, mas após um bloqueio criativo, solicitei ajuda a Daniel Dattoli (ex Cobalto), que arranjou e produziu a faixa, além de se responsabilizar com a programação, violão, guitarra e teclado. Como sempre, tive a voz de Laura Juliana dando o brilho final. Fiquei contente com sua participação, porque a distância não impediu que ela colaborasse e obtivéssemos um bom resultado. Juliana reside em Roraima, mas a tecnologia e a boa vontade, tanto dela quanto de Daniel, foram fundamentais para uma finalização exitosa.

Para incrementar a divulgação da música, resolvi fazer um vídeo e comecei a coletar imagens na internet que reforçavam o diálogo musical. E não foi difícil exemplificar a letra da canção. Enfim, segue aqui o resultado final desse trabalho coletivo que, mesmo seguindo uma linguagem pop, traz a atitude, o espírito crítico e de protesto muito comuns nas bandas de rock de outrora. Assim, apesar de todas as agruras, ofereço esta música para celebrar com muita alegria o Dia Mundial do Rock.


14 comentários:

Profº Leo Rocha disse...

Que massa, muito bom!!!

Unknown disse...

Sensacional! O texto está perfeito, a letra da música é maravilhosa, o arranjo e a voz que a canta também. Parabéns. Vocês são talentosos. Ainda bem que a arte existe. Viva a arte!

Maurício Zerk disse...

Linda canção!

Yago Itaparica disse...

As imagens são chocantes! Bela música, a voz ficou show!

Camila Oliveira disse...

Muito bom!! PArabéns!! Sucesso e espero que as próxima previsões musicais sejam mais favoráveis.. rs

Unknown disse...

Muito bom!!! Parabéns

Nilton Araujo disse...

Muito bom !! Em resumo nas palavras do compositor Cazuza, “meu partido é um coração partido”; ou, como diria Renato Russo da Legião Urbana: “Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto”.

New Brutality disse...

Obrigado, Camila!!! Também quero muito que os motivos para as composições sejam positivos. 😀✌🏾😉

New Brutality disse...

Valeu, Léo!!! Vamos tentar uma parceria também... Rsrsrs 🤘🏾🤘🏾🤘🏾🤘🏾🤘🏾🤘🏾

New Brutality disse...

Obrigado. Me atrevo em dizer que foi um trabalho coletivo bem sucedido. Rsrsrs. Viva a arte!!!

New Brutality disse...

Obrigado, Zerk. Espero por uma nova parceria com você em breve. 😉✌🏾😷

New Brutality disse...

Sim, coisas da vida real. Foi um trabalho colaborativo muito bacana de realizar. Obrigado, Yago.

New Brutality disse...

Obrigado!!!! 🤘🏾😉✌🏾😷

New Brutality disse...

Massa, Nilton!!! Legal que gostou. É bem por aí... Obrigado!!!