quinta-feira, 8 de agosto de 2019

FEIRA VEGANA COMO ALTERNATIVA CULTURAL


Por Anderson L. Souza

Realizada numa manhã de domingo, a 1ª Feira de Gastronomia e Cultura Alternativa de Amargosa ficou marcada como um momento de atitude coletiva. Apresentamos os benefícios de uma alimentação saudável, tendo como principal foco o “sistema alimentar que se baseia na ingestão exclusiva de vegetais”, vegetarianismo, e no “movimento que defende a não utilização de produtos de origem animal, opondo-se a todo e qualquer tipo de uso ou exploração animal”, veganismo.

A atividade foi produzida por mim, dentro do projeto Escolas Culturais, com a colaboração de algumas pessoas e grupos da cidade. Apesar de termos elaborado uma programação prévia, o evento ocorreu com todas as atrações acontecendo simultaneamente. A exemplo do Sebo Charlie Brown, com Salvador Miranda e Michele Santos, disponibilizando senhas para sorteio de livros e cd’s durante toda a feira. Rosa Ilana e Miguel Reis com os produtos naturais Katu, levaram cosméticos veganos, chás de ervas medicinais e a aplicação da massagem ayurvédica. Maria Luiza Santana, uma das colaboradoras da COOAMA, mostrou uma diversidade de plantas ornamentais. Ana Almeida Artesanatos expôs peças variadas em biscuit, almofadas, bonecas de pano, sandálias e outras lembranças da cidade. A Prof.ª Polianna de Oliveira e o aluno Diego Grecco, ambos do CETEP, informaram sobre os valores nutricionais das frutas, verduras, grãos, oleaginosas e hortaliças que estavam à mostra. A turma do Boi Vivo, com Fabrícia e Maiara Reis, contribuíram com sorvetes, picolés e salgados feitos com ingredientes derivados de produção orgânica.

A Prof.ª Geovana Monteiro, uma das idealizadoras da ação e principal ativista da causa da liberação animal, juntamente com as professoras Iranildes Delfino e Eliene Macedo, produziram todos os outros alimentos e bebidas disponíveis para a degustação gratuita que seguiu a ordem de café da manhã, almoço e sobremesa. Além disso, montaram uma banca contendo livros, revistas, produtos disponíveis nos mercados que não são testados em animais e outros materiais didáticos referentes ao tema do evento, à disposição do público para consulta, bem como uma TV exibindo vídeos sobre o uso de animais em testes científicos.

Tony Sales, Thomas Leal, Gil Almeida, Altino Jr. e outros músicos presentes na ocasião, executaram diversas músicas do conhecimento popular. A cobertura fotográfica ficou por conta de Ylana Cavalcante, aluna do curso de filosofia do CFP/UFRB. Contamos também com o apoio da prefeitura, bem representada pelo professor Carlitos Muñoz. Ao final, contamos com a colaboração do público, juntamente com todos os participantes da feira, no desmonte das barracas e arrumação das ferragens no veículo que fez o transporte para os devidos locais de origem.

Fazendo uma breve avaliação sobre os pontos positivos da nossa intervenção cultural, posso destacar o fato de termos conseguido informar boa parte da comunidade para um modo de vida que exclui, na medida do possível e do praticável, toda forma de exploração animal através de hábitos alimentares, ambientais e sociais que só trazem benefícios para a coletividade. Oportunizamos a veiculação de produtos e serviços produzidos por artistas, produtores rurais, profissionais da saúde, agitadores culturais e músicos, bem como e exposição da imagem das suas respectivas marcas e empreendimentos. Pudemos também oferecer uma nova opção de entretenimento, utilizando um espaço público pouco explorado, a Praça do Cristo, oportunizando um momento de descontração e contentamento entre famílias, amigos e a população amargosense, contribuindo para a história, a cultura, os hábitos, a economia e a política local. Portanto, é um grande contentamento perceber que este evento foi de grande valia para o município, tanto no que se refere à qualidade dos conteúdos apresentados, quanto aos conhecimentos adquiridos.

4 comentários:

Unknown disse...

Estão de parabéns, tudo maravilhoso e que venham outras.

Xismeny disse...

É sempre bom ter eventos como esse. vocês estão de parabéns.que esse seja o primeiro de muitos eventos que ainda vai acontecer.

Unknown disse...

Excelente iniciativa, parabéns!

Unknown disse...

Muito legal! Na próxima estarei presente. Parabéns para os deslizadores e participantes.