segunda-feira, 1 de junho de 2015

PROFISSÕES EM DEBATE

Por Anderson L. Souza

Aconteceu nos dias 20 e 22 de maio de 2015, no Auditório do Seminário Menor da Imaculada Conceição, em Amargosa, o I Seminário de Informação Profissional da Escola Criação, organizado pelos professores André Galvão, Miguel Silva, Fabiano Cerbato e pela coordenadora pedagógica Lilia Sacramento. O evento teve como objetivo esclarecer aos alunos, principalmente os concluintes do ensino médio, como se desenvolvem os estudos em determinadas áreas do conhecimento nas universidades e qual o papel de algumas profissões.

Fui convidado a falar no primeiro dia sobre minha formação e atuação no Jornalismo. Assim, destaquei disciplinas com conteúdos que considerava fundamentais para o estudante que pretende ser jornalista. Dentre as quais está Teoria da Comunicação, Técnica de Reportagem e Entrevista, Comunicação Ética e Legislação, Semiótica, Divulgação Cultural e Promoção de Eventos, Estética da Comunicação e Cultura de Massa. Além das oficinas para áreas específicas, como Fotojornalismo, Telejornalismo, Radiojornalismo, Comunicação Audiovisual e Jornalismo On-Line.

Foi uma tarde agradável e descontraída, pude relembrar minha época de estudante de Comunicação Social (Jornalismo) e também colaborar com a escolha de outros alunos, indicando estilos, áreas de especializações e principais características que um comunicólogo, preferencialmente, deve ter. 

Representando o Centro de Formação de Professores (CFP) estavam presentes a Prof.ª Dr.ª Geovana da Paz Monteiro – Filosofia, o Prof. Dr. Gredson Santos – Letras, o Prof. Dr. Djeissom Silva Ribeiro – Pedagogia, e entre outras profissões estavam Assuero Neto – Administração, Sued Reis – Psicologia, Alberto Carlos Argôlo – Direito e Mariele Cerqueira – Serviço Social. 

No dia 22 foi a vez de Walder Lopes – Fisioterapia, Marcos Vilas Boas – Odontologia, Daniel Quadros – Design, Vinícius Tapioca – Medicina, Robson Andrade – Agronomia e Darley Andrade – Enfermagem contribuírem com relatos de suas experiências do ofício.

A iniciativa foi bem aceita pelos alunos, que puderam esclarecer dúvidas e obter maiores informações sobre como desenvolver uma satisfatória carreira profissional. Aguardemos os próximos.

Nenhum comentário: