terça-feira, 13 de outubro de 2009

NOSSA INDÚSTRIA CULTURAL DO CONSUMO
Por Led Beslard

É muito comum confundirmos nossas necessidades com nossas vontades, e isso acaba trazendo conseqüências bastante desastrosas para nossas vidas. Nem sempre o que queremos é o que realmente necessitamos e vice-versa, mas o que verdadeiramente acontece é que temos nossos desejos conduzidos pela propaganda. Logo, sentimos a falsa necessidade de possuir aquilo que de fato não precisamos. Somos, então, meros consumidores induzidos a comprar e comprar. Temos que estar na moda, ser modernos, não podemos perder as novidades que o comércio nos oferece, se não temos não somos, se não aparecemos não existimos.

Infelizmente, é assim que as coisas funcionam. Novelas, programas de tv, músicas, filmes, ditam tendências e o que deve ser consumido para que façamos parte do tão seleto grupo dos que podem e têm o que querem. Cuidado, pois acreditamos ser capazes de distinguir o que queremos e o que precisamos, mas a realidade é outra. Somos apenas vítimas dessa podre indústria cultural do consumo.

Aqui um vídeo para perceber, refletir, comentar e repassar sobre tudo o que vemos, ouvimos e tomamos como importantes, mas que acaba por destruir nosso curto tempo de vida nesse planeta.

Nenhum comentário: