DO QUE VOCÊ TEM MEDO?Por Led Beslard
javiervallas.esAcabo de rever Monstros S/A e percebi com mais atenção a falta de medo da garotinha pelo monstro do armário. Interessante, porque ao contrário dela, comumente, muitas crianças conservam algum tipo de medo das fantasiosas criaturas da noite. Não importa o nome do ser (monstro, bicho-papão, fantasma) ou mesmo o lugar de onde possa surgir (do armário, debaixo da cama, atrás das cortinas), para a molecada, ficar só num quarto escuro, já é o início do terror.
Minha infância passou e com ela meu medo do escuro. Mas, outros medos surgiram; o que é natural em nós, meros mortais. A violência que se alastra em alto nível pelas ruas e esquinas da cidade realmente me assusta. Pra ser mais sincero, o ser humano me assusta.
Com medo, muitas pessoas buscam se defender atacando. Em primeira instância, com agressões verbais, em seguida partem para o ataque físico. Geralmente, o medo está associado ao perigo da perda, e em nosso mundo moderno tudo está ligado ao status. Definitivamente, o homo sapiens não quer perder nunca. Seja o que for: comida, dinheiro, objetos, cargos e, principalmente, a aparência.
Não saber lidar com os próprios medos pode se tornar uma agravante na vida de uma pessoa. Perturbada, a pessoa passa a ter mania de perseguição, com a impressão de que tudo e todos conspiram contra ela. Paranóia pura! Assim, ao se sentirem ameaçadas, atacam, e mesmo perdendo o senso, acreditam ser este o melhor jeito de se defender.
Felizmente, não sofro desse mal, mas me preocupo com as pessoas que são vítimas dessa doença. Até porque a qualquer momento posso ser surpreendido com as agressões de algum esquizofrênico de plantão.