sábado, 16 de maio de 2009

PERGUNTAS SEM RESPOSTAS!
Por Anderson Souza



Meses atrás, solicitei a algumas pessoas interessadas em música, especialmente em rock n’ roll, que formulassem perguntas a serem encaminhadas à Associação Cultural Clube do Rock (ACCR-BA). O motivo dessa iniciativa se deu pelas diversas dúvidas e insinuações que chegavam até mim sobre a associação, como se eu fosse detentor das respostas.

Depois de recebidas as questões, decidi repassá-las para Cleber Silva, diretor de comunicação do clube, quem seria, a meu ver, a pessoa mais indicada para tratar daquelas indagações polêmicas e um tanto ardilosas. Mesmo tendo considerado as perguntas ofensivas, Cleber concordou em respondê-las. Mas, infelizmente, após longo tempo de espera, nenhuma resposta nos retornou.

Em respeito às pessoas que colaboraram com o nosso blog e que até hoje aguardam um resultado, gostaria de pedir desculpas, apesar de não ser eu o responsável pelo não cumprimento do acordo.

Portanto, hoje deixarei aqui as perguntas feitas pelos colaboradores (preservando seus nomes) em aberto. Quem sabe um dia as respostas chegam. Ou não!

NEW BRUTALITY – Não se trata de uma entrevista para emprego, nem tão pouco de uma nova CPI brasileira, mas nos relate um pouco sobre sua formação e como entrou para a diretoria da Associação Cultural Clube do Rock da Bahia.

MÚSICO – Já que vocês se consideram uma associação, por que os diretores nunca mudam e por que os associados não têm direito a ocupar cargo na diretoria? É uma associação ou ditadura?

MÚSICO – Como se associa à ACCRBA e quais direitos os associados têm?

NEW BRUTALITY – Qual sua posição a respeito do possível fim da profissão regulamentada de Jornalista?

JORNALISTA – Então, qual a razão de fazer um curso de jornalismo? (Se a posição for favorável)

JORNALISTA – Por que você assume uma função que deveria ser de um profissional formado? (Se a posição for contrária)

NEW BRUTALITY – Como responsável pela comunicação da ACCR, você orienta os outros diretores quando eles são procurados para falar?

PÚBLICO – O Palco do Rock vem crescendo a cada ano. Este ano, por exemplo, a estrutura estava excelente tanto para as bandas como para o público. Porém, ainda vejo que a qualidade de algumas bandas está muito longe do que deveria ser para o nível e estrutura do Festival. A que se deve isso?

BLOG – Algumas bandas se inscrevem, mas as bandas que são aprovadas são realmente a de melhor qualidade?

MÚSICO – Não está na hora de repensar a forma de selecionar essas bandas?

MÚSICO – Vocês acreditam que esse rock mais “fácil” de ouvir fará abrir as portas das gravadoras para as novas bandas?

MÚSICO – Em 2009 vocês planejam fazer outros shows além dos eventos principais da ACCRBA, que são o Palco do Rock e Rock de Batom?

PRODUTOR – Como a ACCRBA analisa o nível das produções de shows no universo rocker aqui do nosso estado?

PÚBLICO – Eu gostaria de saber por que as bandas de metal são quase sempre as últimas a tocar?

MÚSICO – O que falta ao Clube do Rock para recomeçar a trazer bandas de “metal de verdade”, (death, black, thrash, heavy e doom), para o Palco do Rock aqui em Salvador?

MÚSICO – Presenciei na curadoria organizada este ano uma determinada banda ser “esculachada” por Gabriel, pela péssima apresentação do material. Porém, a banda foi selecionada. Houve troca de favores?

PÚBLICO – Por que diversas bandas de rock/metal, com trabalhos consistentes, raramente tocam ou nunca tocaram no Palco do Rock e ao contrário disso, sempre tem essas bandinhas toscas que não tocam durante o ano inteiro, nem apóiam a cena, mas que estão presentes em todas as edições do festival?

NEW BRUTALITY – O que tem sido feito para mudar a imagem, construída por muitos, de que o Clube do Rock é da “panelinha”

NEW BRUTALITY – Este ano foi amplamente propagado que as bandas selecionadas a participar do Palco do Rock ganhariam cachês. Isso já foi cumprido?

PÚBLICO – Houve alguma diferenciação nos cachês disponibilizados para as bandas? Por qual motivo?

MÚSICO – O que vocês acham dos cachês que não existem, e exigências como, as bandas não poderem levar as suas próprias bebidas ou rangos, sendo que as mesmas tocam de graça em alguns desses eventos?

MÚSICO – Vocês acreditam haver justiça quando organizadores da produção de qualquer evento incluem ou atribuem a si mesmos o controle do funcionamento das vendas no bar, e, ainda assim, não oferecer nem mesmo um copo d’água aos músicos? Controle ou lucro?

MÚSICO – Visto que a cena underground em Salvador anda tão decadente, com relação a equipamentos de som e afins, qual seria a opinião de vocês em relação ao fato de não podermos tirar os sons que tanto almejamos em eventos que são considerados grandiosos na cena em Salvador?

MÚSICO – E qual a maior dificuldade encontrada hoje para fazer música no Brasil, especialmente em Salvador?

DIVINDADE – Quem diabos vocês pensam que são?

http://www.accrba.com.br/

3 comentários:

Jorge Santiago disse...

Certo... E cadê as respostas as perguntas ácidas...? Esperamos o tempo todo pra isso?

Metal Cajazeiras disse...

Poxa as respostas seriam bem vinda! Queria tirar minhas duvidas tb !

Anônimo disse...

É verdade um grandioso questionário deste eu precisaria de uns 02 meses para responder, sendo que o pessoal que fez o Palco do Rock deve demorar muito mais, devem estar trabalhando na finalização da parte burocrática do festival de 2009 ou já estão trabalhando para o Palco do Rock 2010. Mas não se preocupem eu acredito que eles vão ter uma pauta na agenda deles para responder a todas estas perguntas. Estou louco pra ver as resposta!