PROMESSA É DÚVIDA!
Por Led Beslard
Por Led Beslard
almaanegra.blogspot.com
Quando alguém se pronunciar a você dizendo “eu prometo”, fique atento! Isto não é, necessariamente, uma regra, mas a verdade é que muitas promessas feitas vão por água abaixo, pois não são cumpridas. E a expectativa de quem seria beneficiado se torna uma grande decepção.
Outro dia recebi uma mensagem de um colega que ficara de me mandar um determinado material por email. Bom, ele não fez o combinado, mas informou que outro colega havia lhe prometido fazê-lo ainda naquela mesma noite. Ou seja, apesar desse meu colega não ter me prometido nada, a promessa de uma terceira pessoa foi repassada para mim. Resultado: até hoje espero!
Mas há também quem espera por um resultado meu. Neste caso, não fiz promessas, mas criei no próximo a tão cruel expectativa. Infelizmente, dependo de outra pessoa que também não usou a frase “eu prometo” para realizar o que aguardo, mas me deixou em uma situação complicada.
Nessas horas, alguns esperam por uma satisfação sobre a demora do que fora acordado. Contudo, às vezes, é melhor deixar de se justificar sempre, pois dá a impressão de que a gente está enrolando. Pior do que fazer alguém esperar é iludir a pessoa com explicações constantes e, a meu ver, desnecessárias. O melhor é dizer: “desculpe, mas não tenho nada pronto e não sei quando poderei fazê-lo. Se puder, peço que aguarde. Aviso quando tudo estiver concluído”. Ser sincero e ir direto ao ponto podem render mais confiança e credibilidade.
Certamente, não há porque ser tão sistemático, de modo a se prender à palavra “promessa”. Qualquer que seja o compromisso firmado, verbalmente ou por escrito, deve ser respeitado e cumprido. De um modo geral, tudo isso não deixa de ser uma promessa. Portanto, não faça promessas que não poderá cumprir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário