quinta-feira, 13 de julho de 2023

A NEBÓRIA E O ROCK NÃO MORRERAM

Por Anderson L. Souza.

Hoje é realmente um ótimo dia para comemorar. Após catorze anos em sono profundo, a banda soteropolitana Nebória retorna apresentando um clipe apocalíptico da música “A Queda”, em homenagem ao Dia Mundial do Rock. Ou seja, parece que nem a Nebória nem o Rock morreram. Mesmo com a formação modificada, membros da formação clássica da banda participam do projeto: Led Beslard (Guitarra e Vocal) Luidi Pussente (Bateria) e Porco (Baixo).

A música aparecia com frequência no repertório da banda quando ainda tocavam ao vivo, mas nunca havia sido gravada. A verdade é que antes da ruptura entre os integrantes, já havia planos e músicas suficientes para um substituto do “Sobreviver”, primeiro Cd (Demo) lançado em 2001. Nessa época, com Badú Bessa também nos vocais.

“A Queda” segue em andamento quase arrastado, mas com o peso característico que a banda trazia em suas músicas, outrora. A letra tem um tom de esperança em meio aos conflitos existenciais que acometem muitas pessoas. Tudo muito bem representado nas caóticas imagens organizadas em uma bela simetria, na interpretação de Rafael Pinheiro (War Pigs Corp). Já a gravação da música e toda produção de áudio ficou a cargo de Led Beslard (New Brutality Produções). Outro detalhe muito importante na produção dessa faixa é que a bateria foi produzida pelo saudoso Louis (Dan Studio), talentoso baterista e produtor das principais bandas da Bahia. E parece ainda haver algumas outras produções dele guardadas para serem lançadas em breve.

Ainda é uma incógnita o futuro da Nebória. Parece haver planos de lançar outras músicas e, quem sabe, uma apresentação ao vivo. Mas, nada está oficialmente confirmado. Outros antigos membros da banda foram procurados para se juntarem e colocarem algumas ações em prática. Porém, outras tantas prioridades de cada um impediram outras participações.

De qualquer modo, agora com suas três cabeças, a Nebória honra o legado que construiu no cenário alternativo de Salvador celebrando, com um material audiovisual de alto nível, o dia mais significativo para os amantes do Rock n’ Roll e suas ramificações. Viva o Rock!!! Viva à Nebória!!!